terça-feira, 28 de junho de 2011

Festas de São João


Guardo
Nas dobras da lembrança
As festas de São João
Ah, tanta beleza, tanta luz!

As festas de São João
Bandeirinhas, batata-doce,brincadeiras
Quentão, quebra-queixo, quindim
Tudo era magia
Era sonho
Era vital
Para mim.

E mamãe, cautelosa:
__ Não pule fogueira! Olha o xixi na cama!
E nós ríamos , tão fagueiras...
Ritinha, Rosa, Raquel
Tão sinhazinhas, as meninas...

Ah, as festas de São João!
Uma inocência
Que se impunha docemente
Sem máculas, sem dor, só cor

E na negra noite
Cúmplice
Brilhavam as numerosas estrelas
Que nos espiavam
Felizes
Como irmãs mais velhas
Protetoras

Ah, que saudades
Das noites de São João!
A quadrilha, a roda
Babados, chitas,laços de fitas
Os passos cadenciados
Na dança
Que conduziam nossa emoção

Os fogos chiavam pelo céu
Os busca-pés serpenteavam
Pelo chão
No firmamento, o colorido nos provocava
Era muita alegria
Um amor gigante
Descomunal
Que nos movia e nos moldava
A bondade, os beijos se multiplicavam
De mãos dadas com a fantasia
Era tudo grandioso
Infinito demais
Para o nosso pouco tamanho

Ah, as festas de São João!
Hoje que árdua busca a minha
Resgatar naqueles ingênuos anos
Estes flagrantes de felicidade
Vô João
Vó Doca
Filomena, Fábio, Felipe
Todos já dormem

Agora só eu estou aqui
Fiquei com a saudade
Esta companheira
Testemunha de tudo que se foi
Do tempo bom
Das festas de São João.


Professora de Língua Portuguesa ( Humanidades) ELOÍSA OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário