Eletivas

Visita ao CCBB
Visita à exposição da Índia no Centro Cultural do Banco do Brasil com as professoras de Linguagens Artísticas, Mônica de artes plásticas e Mayra de artes cênicas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da cultura indiana,participar de oficinas e curtir o belíssimo visual.









Visita à Academia Brasileira de Letras e
"Monumento aos Pracinhas"

O Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecido como Monumento aos Pracinhas, localiza-se no parque Eduardo Gomes, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil .Abriga e homenageia os restos mortais dos militares brasileiros que haviam sido depositados no cemitério de Pistóia, na Itália, à época do conflito. Os alunos puderam conhecer parte de nossa história e depois seguiram para a ABL- Academia Brasileira de Letras onde assistiram a peça "O Diletante" de Martins Pena.

Fotos de aviadores mortos na segunda guerra





Capela que existe no monumento.


ABL- peça teatral "O Diletante" de Martins Pena e veste usada na Academia.




Visita ao Centro Cultural da Marinha e
Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal , denominada pelos europeus como Ilha dos Ratos, funcionava inicialmente como posto da guarda fiscal.O prédio, que ocupa 1.000 metros quadrados da ilha, foi projetado em 1881, em estilo neo-gótico, pelo engenheiro Adolfo del Vecchio e foi inaugurado em 27 de abril de 1889. O gracioso palácio foi destinado para quartel da guarda de fiscalização do porto e tornou-se famoso por ter abrigado, no Império o último baile da Corte, organizado pelo Visconde de Ouro Preto...

A Ilha ficou famosa por ter abrigado o último baile do império, dias antes da proclamação da República. Nos dias atuais ali se encontra o Museu mantido pela Marinha do Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da História do Brasil assim como seu estilo arquitetônico e o patrimônio de uma era devido a decoração ser inspirada na monarquia brasileira.

Os alunos tiveram contato com equipamentos da marinha tais como: submarinho, helicóptero e, ainda, a oportunidade ímpar de apreciar a bordo de uma embarcação a maravilha que é a nossa cidade.



Embarcação que à Ilha

Alunos no helicóptero da Marinha do Brasil.
Alunos na viagem de ida para a Ilha



Visita ao Museu Nacional
Junho/2011
Os alunos foram partcipar da comemoração dos 193 anos de fundação do Museu Histórico Nacional e encontraram tendas espalhadas pelo espaço com exposições interativas de temas variados.






PASSEANDO PELO RIO

A eletiva "Passeando pelo Rio" que na verdade poderia ser chamada de "Roteiros Históricos do Rio" engloba tres turmas, sendo uma de cada ano:
7º ano- Professora Rizza cavalcanti
8º ano- Professor Ademir da Conceição Aparecido
9º ano- Professora Valéria Ferreira

O Objetivo é conhecer o Rio de Janeiro partindo do local de moradia do aluno e ampliando para os pontos turísticos e históricos da cidade para que conheça melhor a sua cidade e a partir desse conhecimento e integração valorize-a, respeite-a e reconheça-se como um agente integrante e transformador do lugar em que vive. Entre as várias atividades realizadas para instrumentalizar a eletiva estão: visitas ao Museu da República, Fábrica da Coca-cola, Museu Aeroespacial, Museu Tiradentes(ALERJ), Museu Nacional, Academia Brasileira de Letras, Museu da Marinha com visita à Ilha Fiscal, confecção de folder das visitas, pesquisa dos personagens que deram origem a nome de ruas e monumentos, trabalho gráfico da paisagem que mais gostou, técnica "interferência em xerox" para montagem de quadros sobre paisagens do Rio de Janeiro.

ALERJ- Antigo Palácio Tiradentes- Plenário

Biblioteca ALERJ

Monitores no acompanhamento da visita





Visita ao MUSEU AEROESPACIAL

A idéia de um Museu Aeronáutico data de 1943, quando o então Ministro, Dr. Salgado Filho, determinou sua organização, sendo o trabalho inicial e posteriores tentativas, interrompidos por falta de local disponível.
Atendendo à Exposição de Motivos do Ministro da Aeronáutica, Ten-Brig-do-Ar - Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial em 31 de julho de 1973, através do Decreto nº 72.552.  Em janeiro de 1974, iniciam-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga "Divisão de Instrução de Vôo"  da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.
O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976.
A importância dessa criação deve-se à necessidade de preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações.






 Maquete da Casa de Santos Dumont


Farda feminina

Réplica do 14 Bis






Oficina de "FUXICO" e "CHAVEIROS"

Desenvolvida pela professora Eliane Araújo.



" Nem tudo era uma vez..." Contação de história
Professora Aciléa

Inicialmente foi  trabalhada a emoção, apresentando várias palavras: medo, pavor, alegria, risada, surpresa, afeto, em outra semana foram apresentadas várias imagens no chão e solicitado que cada um criasse uma história. Por vezes é lido um conto mudando as vozes dos personagens e escolhido alguém para ler outro conto, fazendo desenhos representando os contos .

REX e MACARRÃO

Os dois animais viviam soltos na floresta, correndo muito perigo. Um dia, um deles decidiu ir à uma caverna, já que era um aventureiro.
Macarrão: – Vamos àquela caverna?
Rex: - Huumm... Vamos!
Ao chegarem lá encontraram um lago, de água cristalina, e muitas pedras.
Macarrão: - Vamos mergulhar?
Rex: Eu não vou.
Macarrão: Eu vou!
E... tchibum na água, o macaco mergulhou fundo, e depois um tempo voltou. Quando
voltou disse:
_Vamos voltar amanhã, eu encontrei pedras soltas lá no fundo, amanhã voltaremos com equipamentos de mergulho.
No dia seguinte...
Macarrão: E aí, pronto?
Rex: - Sim.
Alguns minutos depois...
Macarrão: - Chegamos!
Rex: - É, mas eu não vou mergulhar não.
Macarrão: - Por que?
Rex: - Eu tô com medo...
Macarrão: - Tá bom medroso, eu vou.
O macaco Macarrão foi e depois de meia hora voltou e disse: - Eu desbloqueei a passagem e vou até lá!
Ele foi e depois de 5 horas lá embaixo, Rex ficou preocupado e foi pra casa, contou a todos e desde então nunca mais Macarrão retornou, e nunca mais ninguém entrou na caverna. O mistério continua sem solução, onde estará Macarrão?
Tiago
Turma 1801
Eletiva “Nem tudo era uma vez...”




Em uma noite muito chuvosa, Alberto estava saindo do hospital, depois de uma longa noite trabalhando, ele atendeu os mais diversos pacientes, aqueles mais alegres e também aqueles que perderam a vontade de viver, a meta dele nessa vida era salvar a vida dessas pessoas ou se assim não for possível tentar fazer as pessoas ficarem um pouco mais felizes antes da sua morte.
Antes de ir embora, resolveu dar uma olhada em uma paciente, ao entrar deu de cara coma cena mais comovente que ele já tinha visto na vida, a paciente, já idosa, estava deitada e tinha um miquinho deitado sobre o ombro dela brincando com o seu cabelo, ao olhar para ela reparou que ela estava chorando e perguntou:
_Está tudo bem com a senhora?
_Sim, meu filho
_Me perdoa senhora mas eu vou ter que retirar esse animal daqui!
_Não, por favor, esse animal é a única alegria da minha vida!
_Mas como, você não tem família?
_Tinha, com o passar do tempo, todos desistiram de mim, esse animal, assim como eu estava sozinho, quando o encontrei na rua com a face machucada ,por favor não tire minha única alegria.
_Não, tudo bem, pode ficar, amanhã eu venho ver a senhora novamente, boa noite!
Ao voltar no outro dia, foi direto ao quarto da senhora e ao entrar, a encontrou caída no chão, mas o que mais o surpreendeu foi que o animal estava deitado no seu peito e ao tocá-la percebeu que ambos estavam mortos.Saiu dali com uma enorme dor no coração, e quando saiu do hospital viu um cãozinho deitado com muito frio e  pegou e levou-o para casa, e com esse ato não esqueceu mais daquela senhora com uma enorme saudade, e seu cãozinho tornou seu melhor amigo.
Beatriz
turma 1805
Eletiva “Nem tudo era uma vez...”