O ano letivo começou e veio coroado com boas- novas. Refiro-me ao sucesso que foi a nossa semana de acolhimento.As atividades desenvolvidas pelos alunos protagonistas , sob a orientação do Jefferson, transcorreram muito bem. Houve alegria , descontração e , sobretudo, engajamento e harmonia entre todos.
O sétimo ano amou o filme RIO . Divertiram´-se muito com a beleza e com o a história em si que a obra encerra. O mais marcante para eles foi a mensagem que o filme traz.Isso pudemos notar pelos rostinhos maravilhados e emocionados dos alunos durante a projeção.
Para o oitavo ano, foi realmente providencial o filme sobre Susan Boyle.Aquela senhora de 47 anos, simplória, não privilegiada pela beleza física, e que diante de todos confessou "que nunca fora beijada". Enfim, uma mulher em quem não depositaram nenhum crédito naquele concurso de música.Debocharam dela em público, foi alvo de chacota e mesmo assim, foi corajosa e defendeu seu ideal: cantar para uma grande plateia.
Cantou , mostrou a que veio, com maestria e perfeição, surprendendo a todos. Seduziu o público , que de pé, aplaudiu - a maravilhado . E os jurados, envergonhados e até emocionados , não lhes pouparam elogios após sua incrível e surpreendente performance.
O vídeo escolhido sobre a cantora escocesa deixou claro aos nossos alunos que o preconceito não deve imperar na sociedade , já que todos no mundo têm um potencial. E que cada um deve acreditar no seu sonho, lutar por ele , e, desta forma, conquistar seu espaço no mundo.
O nono ano ficou vidrado na tela durante o vídeo sobre Steve Jobs . Ele mostrou que mesmo diante de tantas adversidades , a vida pobre, a mãe solteira, a adoção e principalmente o câncer , o grande ícone da Apple não se deixou abater e seguiu em frente , pois como ele mesmo disse "amava o seu trabalho e por isso não desistiria nunca de seus objetivos".A figura carismática de Steve comoveu a todos com a sensibilidade e sinceridade de sua fala.
Talvez alguns desses jovens já conhecessem aqueles vídeos.Entretanto, mantiveram-se em silêncio, profundamente tocados pela essência e mensagm que os filmes transmitiram.Isso nos trouxe intensa satisfação, pois esta era a nossa real intenção: Fazê-los refletir sobre as questões apresentadas, e assim, aprender com elas.
O nosso desejo é que o ano seja fantástico e inesquecível...
Profª Eloísa Oliveira
Coordenadora de Língua Portuguesa