sábado, 29 de outubro de 2011

Acolhimento 2012!







Na semana de de 24 à 28 de outubro começamos os preparativos para o acolhimento 2012 dos novos alunos do Ginásio Experimental Carioca Governador Carlos Lacerda. Na segunda-feira dia 24 recebemos os coordenadores das escola com 6º ano experimental que encaminharão os alunos para nosso GEC.


As escolas Dídia Machado Fortes, Juan Montalvo e o EDI Pablo Neruda enviaram seus professores na quinta-feira dia 26 de outubro para reunirem-se com os coordenadores de disciplina .

No dia 27 de outubro foi a vez dos novos alunos de 2012, foram recepcionados pelos nossos jovens protagonistas , fizeram dinâmicas, conheceram a escola e sairam muito felizes e satisfeitos com a futura escola.

Doações!

As professoras Denise, Valéria e Bernadete com a diretora Mônica , a coordenadora Jane e alunos antes de sairem para levar as doações!




A 1ª Gincana Carioca conseguiu arrecadar mais de uma tonelada de alimentos e nesta sexta-feira ,dia 27 de outubro, um grupo de alunos acompanhados por professores foram a 3 instituições para entregar os alimentos , produtos de higiene pessoal e de limpeza.


Lar de Lourdes que cuida de crianças portadoras de necessidades especiais localizada na Taquara, Lar de Betânia que dá assistência a toxicomanos em recuperação, localizado na ladeira do Loreto ao lado da igreja Nossa Senhora do Loreto e Orfanato Santa Rita de Cássia , só de meninas localizado na Praça Seca.


As alunas Arianny e Melissa chegando ao orfanato Santa Rita de Cássia


A Coordenadora Jane e o aluno Adson arrumando as doações em um dos carros.

A professora Bernadete arrumando as doações


Os professores André e Valéria na preparação dos carros.


Os alunos Matheus, Cosme e Leonardo Sarcinelli ajudando na preparação dos carros.





Professora Angela com os alunos antes de irem para às instituições.


Professoras Valéria, Janaína , Angela e Bernadete com outro grupo.






A entrega feita pelos alunos que representavam os alunos da escola foi uma grande aula de cidadania, solidariedade e amor ao próximo! Parabéns meninos e meninas do GEC Lacerda!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Abertura da 1ª Gincana Carioca...







Abertura oficial da 1ª Gincana Carioca, com todos os alunos formados na quadra vendo a entrada do pelotão bandeira dirigido pela professora Bernadete (Educação física), momento de grande emoção para todos nós : ouvir o hino nacional cantado pela aluna Adrielle da turma 1.805.


A diretora Mônica ressaltou a importância da Gincana Solidária , pois os alunos recolheram alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal para posteriormente doarem para instituições de caridade dizendo: "Uma vida não tem motivação se não fizer a diferença em outras vidas".


As atividades de hoje que serão avaliadas são: Mascote, grito de guerra da equipes, confecção de crachá e desfile das equipes.


sábado, 8 de outubro de 2011

1ª Gincana Carioca!

Alunos do 9º ano recolhendo alimentos na comunidade para a doação !







A primeira Gincana Carioca do GEC Governador Carlos Lacerda será realizada nos dias 10, 11,13 e 14 de outubro de 2011, das 08 horas às 14 horas e 30 minutos, nas dependências da Unidade Escolar.
A Gincana Carioca do GEC Governador Carlos Lacerda terá a participação do segundo segmento do Ensino Fundamental – 7º, 8º e 9º anos - e tem como objetivo principal promover a integração entre os alunos, incentivando-os às práticas desportiva e cultural, além de entrosar a comunidade escolar por meio de atividades que priorizem uma competição sadia e solidária. Ressalte-se ainda que é um tipo de atividade que visa à importância de valorizar os alunos no que tange aos aspectos intelectuais, culturais e artísticos.


A segunda semana do mês de outubro foi escolhida pelo corpo docente com a finalidade de proporcionar aos educandos uma maior integração e, ao mesmo tempo, a possibilidade de uma grande aula de cidadania ao ar livre, fora do ambiente cotidiano da sala de aula, além de revelar talentos no corpo discente no mês das crianças.


Trata-se, na verdade, de uma grande confraternização que prioriza identificar o que cada um tem de melhor a apresentar.



Destaque-se que toda a comunidade escolar está envolvida no referido projeto, por isso cada turma corresponde a uma equipe que tem um professor responsável por ajudar a desenvolver as tarefas propostas na Gincana.




Assim sendo, os alunos realizarão provas sociais, com o intuito de arrecadar alimentos não-perecíveis para ajudar entidades filantrópicas; provas culturais, que exigirão conhecimentos gerais; provas físicas sob a orientação dos profissionais de Educação Física; provas surpresa para a soma de pontuação extra.


Todas as turmas receberão o regulamento da gincana e as mesmas deverão se inscrever nas atividades com as quais se identificam. A disputa entre as turmas se dará entre alunos de um mesmo ano, ou seja, alunos do sétimo ano disputarão com os colegas de outras turmas de sétimo ano e assim respectivamente.
Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na soma de todas as provas nas respectivas categorias.
I - Objetivos - - Promover a integração dos alunos, professores, funcionários e família; - Mobilizar e conscientizar os participantes para a importância do trabalho em equipe;- Arrecadar alimentos não perecíveis para doação;- Incentivar a prática de atividades artísticas, despertar a criatividade e descobrir talentos;- Comemorar o dia das crianças.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aula Prática: Reino dos Fungos!



Aula realizada no Laboratório de ciências do GEC Gov. Carlos Lacerda sobre os fungos com objetivo de identificá-los e estabelecer a importância dos mesmos na natureza e para os seres humanos. A atividade foi realizada com materiais coletados pela professora Ana Lúcia e pelos alunos e com a utilização de recursos audio-visuais e multimídia para pesquisa on line.


A aula prática é o momento do ensino-aprendizagem de ciências que permite ao educando ampliar seus "horizontes" pois ele descobre e "reconhece" os demais seres vivos e a si mesmo como elementos integrantes do nosso incrível e complexo planeta Terra.


Professora Ana Lúcia- 7º ano